Dr. Rafael Murizine Inhan

Pressão alta: causas, sintomas e tratamento

A pressão alta, também conhecida como hipertensão arterial, é uma importante doença cardiovascular pois está associada ao risco de várias complicações quando não tratada adequadamente. Se você quer saber como se prevenir e tratar adequadamente esse problema, esse conteúdo foi feito para você!

O QUE É A PRESSÃO ALTA

A pressão alta é uma doença cardiovascular normalmente definida por um valor de pressão arterial maior que 140 x 90 mmHg (conhecido como 14 por 9). Quanto maior o valor maior o risco de suas complicações. O ideal é que sejam feitas várias medidas para se ter um diagnóstico preciso. A medição deve ser realizada sempre ao repouso e evitando momentos de estresse físico ou mental.

QUAIS SÃO AS CAUSAS

Em cerca de 90% das vezes não existe uma causa específica para a hipertensão arterial e normalmente ela é consequência de vários fatores como sedentarismo, tabagismo, estresse emocional e maus hábitos alimentares. Em 10% dos casos pode haver alguma doença específica levando ao aumento da pressão arterial, como problemas renais, de tireoide, doenças vasculares, distúrbios hormonais, uso de medicamentos, entre outros. Por causa disso, uma boa primeira avaliação médica é importantíssima para o correto diagnóstico.

SINTOMAS DE PRESSÃO ALTA

Na maioria dos casos a hipertensão arterial não leva a sintomas, é uma doença assintomática. Isso torna ainda mais importante o rastreio através de consultas de rotina com o cardiologista para poder descobrir a doença em fases mais iniciais, antes do surgimento de complicações mais sérias.

Mas doutor, e aquela dor de cabeça que sinto quando a pressão está alta? Então, na maioria dos casos a dor de cabeça ocorre por causa de outro problema e o estresse que a dor gera no organismo leva a pressão arterial a subir como um reflexo.

TRATAMENTO PARA HIPERTENSÃO

A base do tratamento para pressão alta é a melhoria dos hábitos de vida:

• Alimentação balanceada, rica em frutas, verduras e legumes (clique aqui para saber mais)
  • Redução do consumo de sódio e alimentos processados
  • Manter um peso corporal adequado
  • Controle de estresse emocional
  • Bons hábitos de sono
  • Atividade física regular

A partir da avaliação médica e de exames laboratoriais conseguimos definir qual é o seu risco cardiovascular, ou seja, a chance de apresentar algum evento grave como um infarto ou derrame. Com base nesse risco, será definido se existe a necessidade de uso também de medicações para o controle adequado da pressão arterial.

Dr. Rafael Murizine Inhan – Cardiologista em Juiz de Fora – Todos direitos reservados

Rua Batista de Oliveira, 1164/703, Centro

Juiz de Fora/MG