Eletrocardiograma

Eletrocardiograma: pra que serve e como é feito?

O eletrocardiograma (ECG) é um importante exame cardiológico que nas mãos de um profissional capacitado pode trazer várias informações importantes sobre seu coração.

É realizado por um aparelho que tem a capacidade de medir os potenciais elétricos emitidos pelo seu coração e converter os sinais em vetores que são impressos em um papel especial.

Pode ser útil em várias situações e pode ser realizado facilmente em consultório médico por ser um aparelho portátil, um exame tecnicamente simples e de custo acessível. Veja alguns exemplos de situações onde o eletrocardiograma pode ajudar o cardiologista:

• Avaliação da hipertensão arterial e suas complicações
  • Sintomas possivelmente associados a arritmias e bloqueios de ramos cardíacos
  • Suspeita ou acompanhamento de pacientes com miocardiopatias
  • Diagnóstico de doença coronariana
  • Auxilia no diagnóstico de doenças nas valvas cardíacas
  • Rastreio de doenças em alguns pacientes que desejam iniciar programas de atividade física
  • Estratificação de risco cirúrgico
  • Entre outras situações

Como é feito o eletrocardiograma?

O ECG é realizado idealmente com o paciente deitado e com o tórax despido. Após aplicação de gel ou limpeza da pele com álcool são colocados eletrodos na região peitoral (na altura dos mamilos), nos punhos e tornozelos.

É um exame simples, rápido e indolor. ​ Duração média: 5 minutos. ​ Terminado o exame o paciente pode ser liberado. O resultado fica pronto na hora e o laudo pode ser feito pelo seu cardiologista.

Dica: Ajude a tornar o exame mais rápido. No dia do seu eletrocardiograma, vista roupas fáceis de retirar, ok? (lembre-se que precisará despir o tórax, punhos e tornozelos).

__________________

Gostou do conteúdo? Compartilhe em suas redes sociais e deixe seu comentário abaixo para a gente saber mais. Dúvidas e sugestões são sempre bem vindas. Quem sabe sua dúvida não pode se tornar nosso próximo post? Fique de olho nas novidades no nosso blog, Instagram e Facebook e saiba tudo sobre seu coração. Até a próxima!